Posso ter certeza da Salvação?
- Rodrigo Guerra

- 22 de mai. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2025
Romanos 3:9-18
9 - Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 10 - como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 - não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 - todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13 - A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 - a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; 15 - são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 - nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17 - desconheceram o caminho da paz. 18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Romanos 3:23
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
Romanos 6:23
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Um dos temas mais inquietantes no coração do homem é questão da vida eterna. São muitas as suas perguntas: Se morrer hoje, para onde vou? O pecado me separa de Deus? O que fazer para ser salvo? Salvo de que? Vamos esclarecer essas dúvidas.
1. Salvo de que?
Você se aproxima de alguém e pergunta: - Você está salvo?
Creio que, se a pessoa não for religiosa, irá lhe responder mais ou menos assim, com espanto:
- Salvo de que? Eu não estou morrendo afogado e nem estou em um prédio em chamas...
a) Em primeiro lugar, estar salvo é ter direito dede morar no céu, quando Jesus voltar para buscar o seu povo. A Bíblia diz que existe céu e inferno. Então, estar salvo, é ter o direito ao céu. Esta é a maior esperança da vida cristã: (Fl 1.21,23 e I Co 15.19).
b) Em segundo lugar, estar salvo, não nos isenta dos conflitos do presente, não significa viver uma vida sem problemas. Mas, nos coloca em uma posição privilegiada diante deles, pois, temos de Deus, pelo Espírito, uma capacitação para enfrentá-los: (Rm 8.35-39).
2. O que preciso fazer para ser salvo?
a) Reconhecer que sou pecador. Todos são pecadores. Pecado não é só matar ou roubar. Até um pensamento impuro é pecado. (Mt5.28), todos pecamos. (Rm 3.10,23). Pecado é uma condição da natureza.
b) Entender que o salário do pecado é a morte. Morte física - (1Co 15.22)-e morte espiritual (eterna separação de Deus) – (Mt 25.41), (Rm 6.23) e (Jo3.18).
c) Compreender que Jesus é o único caminho (Jo14.6) e (1Tm 2.5)
d) Humilhar-se, arrependendo dos pecados, pedindo perdão a Deus em nome de Jesus (I Jo. 1:8-9), (Lc. 19:8-10) e (At. 8:22), (At. 2:35-38) e (At. 3:19)
e) Convidar Jesus para ser Senhor da sua vida, para dirigir a sua história, através de uma oração sincera, um convite: (Ap 3.20).
f) Dispor a segui-lo incondicionalmente, com um novo comportamento, lutando contra o pecado, procurando engrandecê-lo em tudo: (Ap 2.10)e (2Pe 2.20-22).
3. Como eu posso ter certeza de que estou salvo?
a) Novo nascimento é o início desta nova vida com Jesus (Jo3.3), é uma questão de fé. Quem já tomou esta decisão já está salvo – Tem a vida eterna garantida pelo sacrifício de Jesus e sua ressurreição. É maravilhoso estar salvo. Mas, muitas vezes o inimigo sussurra no nosso ouvido que ―não estamos salvos coisa nenhuma, que ―isto é presunção ou ― Deus não nos ama...
b) Não confunda esta certeza com os seus sentimentos. Tem dias que estamos mais alegres: dia do pagamento, ou, quando tudo está bem em casa, etc. Outros dias temos motivos para chorar: doença, morte... Os sentimentos são instáveis mudam facilmente. Nestes dias de dor, parece fugir a alegria da salvação, mas, mesmo nestes dias, ela continua garantida na Palavra de Deus.
c) Estou salvo não pelos meus sentimentos, mas porque Deus prometeu (Jo6.47).
d) O pecado não tira a salvação do cristão. Tira a alegria, a comunhão, isso sim: (Sl 51.12). Não tira a salvação, porque quando Jesus segura a sua mão, Ele jamais solta: (Jo6.37); (Hb 13.5).
e) Conhecendo a Palavra. Decore os textos bíblicos que apresentam esta garantia. O diabo aproveita nossa falta de conhecimento bíblico para lançar dúvidas.
Quando você compra uma casa, em sai de chuva ou de sol, você tem direito a ela. Se alguém chegar lá e disser que você não é dono, como você provará que é? Você vai à gaveta e apanha a escritura da casa – é documento de garantia. Assim também, ,quando o diabo vem sussurrar em nossos ouvidos que não temos direito ao céu,
apanhamos a escritura- a Bíblia. Nela está nossa garantia de posse no céu – (1Jo5.11-13).
4. E o pecado?
a) Todos os pecados que cometemos no passado, Deus perdoa por completo: (Je 31.34/ Rm8.1).
b) Somos tentados. Até Jesus foi tentado a pecar, mas resistiu. Ser tentado não quer dizer que somos fracos, ou, que Deus nos abandonou: (1Co 10.13)
c) E se cairmos, Ele nos dará outra chance: (Sl37.23-24/1Jo 2.1-2).
d) A diferença entre o cristão e o ímpio é que o cristão luta contra o pecado, e, quando peca, arrepende-se, sem tristeza. O ímpio não; peca, gosta e cada vez quer pecar mais.
5. E as boas obras?
Se você entrasse no céu e alguém perguntasse; Por que você entrou aqui? O que você responderia? – Eu fui um bom filho, dei esmolas...
a) Errado. Ninguém entrará no céu pelo que fez, sim, pelo que Jesus fez na cruz do calvário. Se fosse pelo que fazemos, Ele não precisaria ter morrido na cruz. Guarde inicialmente este grande princípio: as boas obras não salvam ninguém. Elas são consequência, resultado de uma vida salva – (Ef 2.8-10). Elas demonstram louvor e gratidão ao Deus que nos salvou.
b) As boas obras comprovam que estamos salvos.
c) As boas obras são uma boa oportunidade para o testemunho da fé; (Tg 2.22).
CONCLUSÃO:
Se você morrer hoje (não queremos que isso aconteça), você vai para o céu? Por quê?
A melhor resposta é esta: - Eu vou para o céu, porque Jesus morreu na cruz para me salvar. Eu sou d’Ele e, a Bíblia garante essa salvação.
E pessoas que passaram pela igreja e hoje não querem mais nada com o evangelho?
Nem todos que estão na igreja assumiram, de fato, um compromisso com Jesus ; (1Jo 2.19).
Há os que estão por causa do namoro, ou obrigados pelos pais, ou porque não têm outra coisa para fazer, ou empolgados porque a igreja está em uma fase boa...
Precisamos definir: estamos por causa de Jesus. Já aceitei a Jesus como meu Senhor e Salvador?








Comentários