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Isaías X Mateus "Eis que a virgem conceberá".

Atualizado: 30 de mar.

Mateus 1: 22-23 - 22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. Isaías 7: 14 - Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.


A passagem de Mateus 1: 22,23 aponta para um cumprimento direto de Isaías 7: 14, e precisa ser considerado no contexto maior do drama da família de Jesus, descrita por Mateus no primeiro capítulo do evangelho. A citação de Isaías é inserida entre a descrição do anúncio em visão a José e o nascimento e definição do nome de Jesus (1: 18-21,24-25). Isaías apresenta a criança como o descendente de Davi ("Ouvi agora, ó casa de Davi... Eis que a virgem conceberá...", Is. 7: 13,14), algo explicitamente explorado por Mateus no relato genealógico de Jesus, onde a relação davídica é reforçada pelo uso do número 14 "quatorze" dividindo os três períodos da genealogia (1: 1-16), sendo quatorze o valor numérico do nome de "Davi" em hebraico.


O exílio tem uma importância explicita no relato de Mateus, sendo também o foco da profecia de Isaías entre os dois momentos em que ele menciona a criança (Is. 7: 10, 9:7). Como o Egito e a Assíria são apresentados como agentes do julgamento divino sobre Efraim e Judá (Is. 7: 16-19), Mateus cita um pouco mais adiante Oséias 11: 1 e jeremias 31: 15 (veja Mateus 2: 15,18), que mencionaram Efraim retornando do exílio no Egito (Gn. 37 e 42-44), e jacó toma Efraim como seu próprio filho (Gn.48). Ao citar Jeremias e Oséias, Mateus liga Jesus ao cumprimento da profecia sobre a criança que retorna do exílio como aquele que restaura Israel, uma promessa feita aos patriarcas.


As citações de Isaías 11: 1-16 e Miquéias 5: 2-9 (veja Mateus 2: 6,23) confirmam a ligação entre o nascimento de Jesus e a promessa do herdeiro davídico, mostrando de forma clara como o uso que Mateus fez de Isaías está longe de ser um texto-prova pontual, mas parte de um tear rico de textos proféticos que enxergam Jesus como o cumprimento de uma trama já prenunciada pelos profetas.


Aliado a isso, temos a forma de Yahweh conduzir a linhagem da Aliança do Antigo Testamento, não poucas vezes atuando de forma a conceder fertilidade a mulheres que não conseguiram ter filhos, como Sara, Rebeca e Ana. Desta vez, conduto, o milagre vai além do esperado, não apenas com a concepção em uma mulher estéril, mas naquela que "não conheceu homem algum" (Lucas 1: 34).


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