top of page

O que é o Batismo com Fogo?

Atualizado: 17 de set. de 2024

O “batismo com fogo” (Mt.3:11; Lc.3:16) tem sido identificado por muitos pentecostais como sendo uma referência ao batismo no Espírito Santo, e este fogo seria o “fogo do Espírito”. Muitos até oram pedindo o “batismo no fogo”.


Mt.3.11 - Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lc.3.16 - disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.


Linhas de discussão:


Linha 1 - Batismo com fogo é uma evidência do batismo no Espírito 

Linha 2 - O batismo no fogo, o fogo como símbolo do juízo e da purificação


Sim, isso mesmo. À luz do contexto imediato, está muito evidente que o batismo com fogo, citado por João Batista, não tinha nada a ver com o batismo com o Espírito Santo, nem com o dom de línguas, nem com um “fogo interior” queimando por dentro de uma pessoa em estado de transe espiritual, mas... ao inferno! 


Mt. 3.12 - A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. (ARA)


Inextinguível Palavra Grega: άσβεστος φλόγα, (azevesto flóga) tradução (chama inextinguível), significado: (imperecível, inamovível, que não se acaba)


Em outras palavras, João estava expondo ao povo sobre a existência de dois batismos. O primeiro é o batismo com o Espírito Santo, que é certamente uma coisa positiva, e em contraste com isso estava o “batismo com fogo”, que é explicado logo no versículo seguinte Mt.3.12 e ou Lc. 3.17. Uns são batizados no Espírito, e serão ajuntados no “celeiro” de Deus (Reino dos céus), enquanto outros são “batizados” no fogo, e serão queimados no geena. 


Geena: Local de suplício eterno pelo fogo; inferno, sofrimento intenso; tormento, tortura.


O “fogo”, diante de todo o contexto, em nada tinha a ver com um sentimento emocional interior, ou com o próprio batismo no Espírito. Era o contrário. Os fariseus e saduceus recusavam o arrependimento, e então João diz que eles seriam “cortados e lançados ao fogo”. Ele ressalta que Jesus não vem somente para batizar com o Espírito Santo, mas também com fogo. A vinda de Jesus traria salvação a muitos, mas condenação a tantos outros. Estes seriam queimados como a palha no fogo. É este o significado do “batismo com fogo”, o qual não aparece em nenhum outro canto das Escrituras.


Gostou deste texto?

Compartilhe com sua família e amigos!


E-book - Confirmações de uma Vida Eterna
Comprar

Panorama do AT e NT - Apostila Completa
Comprar

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • alt.text.label.Instagram
bottom of page