Cronologia dos Acontecimentos do Novo Testamento
- Rodrigo Guerra

- há 10 horas
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Este estudo oferece uma visão cronológica estruturada dos acontecimentos centrais do Novo Testamento, focando-se na fundação da fé cristã. A linha do tempo é dividida em três fases principais: a vida e o Ministério de Jesus Cristo (os Evangelhos), o Início da Igreja e a expansão missionária (Atos), e o Período Apostólico (Epístolas e Apocalipse).
Ao organizar os eventos—desde o nascimento de Jesus até a revelação final a João—tem como objetivo proporcionar uma compreensão clara e sequencial de como a promessa messiânica do Antigo Testamento foi cumprida e como a mensagem do Evangelho se espalhou pelo mundo antigo em sua fase inicial. Cronologia dos Acontecimentos do Novo Testamento.
I. O Evangelho: Vida e Ministério de Jesus Cristo
Este período cobre o nascimento, a vida, o ministério, a morte e a ressurreição de Jesus, o evento central de toda a Bíblia.
Acontecimentos Principais | Datas Aproximadas | Personagens | Localização Bíblica | Referência Bíblica |
Nascimento de Jesus | c. 4–6 a.C. | Jesus, Maria, José | Belém (Judeia) | Mateus 1–2; Lucas 2 |
Batismo de Jesus | c. 26–27 d.C. | Jesus, João Batista | Rio Jordão | Mateus 3; Marcos 1; Lucas 3 |
Início do Ministério Público | c. 27 d.C. | Jesus e Primeiros Discípulos | Galileia | João 1:35–51 |
Sermão da Montanha | c. 28 d.C. | Jesus, Discípulos, Multidões | Monte na Galileia | Mateus 5–7 |
Crucificação e Morte | c. 30–33 d.C. | Jesus, Pôncio Pilatos | Jerusalém, Gólgota | Mateus 27; Marcos 15; Lucas 23; João 19 |
Ressurreição e Ascensão | c. 30–33 d.C. | Jesus, Maria Madalena, Apóstolos | Jerusalém e Monte das Oliveiras | Lucas 24; Atos 1:1–11 |
II. O Início da Igreja: Pentecostes e Primeiras Missões
Este período é detalhado no livro de Atos dos Apóstolos, mostrando o poder do Espírito Santo e a expansão inicial da mensagem cristã.
Acontecimentos Principais | Datas Aproximadas | Personagens | Localização Bíblica | Referência Bíblica |
Dia de Pentecostes | c. 30–33 d.C. | Pedro, 120 Discípulos | Jerusalém | Atos 2 |
Martírio de Estêvão | c. 34 d.C. | Estêvão, Saulo (futuro Paulo) | Jerusalém | Atos 6–7 |
Conversão de Saulo (Paulo) | c. 34–36 d.C. | Paulo, Ananias | Estrada para Damasco | Atos 9 |
Ministério de Pedro a Gentios | c. 40 d.C. | Pedro, Cornélio | Cesareia | Atos 10 |
Primeira Viagem Missionária de Paulo | c. 46–48 d.C. | Paulo, Barnabé | Chipre, Galácia (Sul da Ásia Menor) | Atos 13–14 |
Concílio de Jerusalém | c. 49 d.C. | Pedro, Paulo, Tiago | Jerusalém | Atos 15 |
III. O Período Apostólico: Missões, Cartas e Apocalipse
Este período é caracterizado pelas viagens missionárias de Paulo, a escrita das Epístolas e a revelação final a João.
Acontecimentos Principais | Datas Aproximadas | Personagens | Localização Bíblica | Referência Bíblica |
Segunda Viagem Missionária de Paulo | c. 49–51 d.C. | Paulo, Silas, Timóteo | Macedônia (Filipos, Tessalônica), Acaia (Corinto) | Atos 15:36–18:22 |
Terceira Viagem Missionária de Paulo | c. 52–57 d.C. | Paulo | Éfeso, Grécia | Atos 18:23–21:16 |
Prisão em Jerusalém e Cesareia | c. 57–59 d.C. | Paulo, Festo, Agripa | Jerusalém, Cesareia | Atos 21–26 |
Viagem e Prisão em Roma | c. 60–62 d.C. | Paulo | Roma | Atos 27–28 |
Martírio de Pedro e Paulo | c. 64–67 d.C. | Pedro, Paulo | Roma | Tradição Histórica |
Destruição de Jerusalém e Templo | 70 d.C. | Romanos sob Tito | Jerusalém | História Secular |
Escrita do Livro do Apocalipse | c. 90–96 d.C. | João (Apóstolo) | Ilha de Patmos | Apocalipse 1 |
A cronologia do Novo Testamento demonstra o ponto culminante da história da salvação iniciada no Antigo Testamento.
O primeiro período estabelece o cumprimento da promessa na pessoa de Jesus Cristo—Sua vida, Sua obra redentora, e Sua ressurreição triunfante, que valida Sua divindade e Sua missão. O restante do Novo Testamento narra as consequências imediatas desse evento central: a dotação do Espírito Santo no Pentecostes, que capacita os apóstolos a levar a mensagem de salvação para além das fronteiras de Israel.
Em suma, esta linha do tempo ilustra a transição do plano divino de uma nação (Israel) para um povo global (a Igreja), caracterizada pela expansão missionária e pela formação doutrinária registradas nas Epístolas. O estudo termina com a esperança escatológica do Apocalipse, garantindo a vitória final daquele que inaugurou a Nova Aliança.









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