top of page

Um sermão, vários ensinamentos

Atualizado: 31 de mar. de 2025

Mateus 5 - ( O Sermão do Monte)


O Sermão do Monte é uma das mensagens de Jesus que costuma ser interpretada de maneira mais equivocada. Uns dizem que é o plano de salvação de Deus e que, desejarmos ir para o céu um dia, devemos obedecer estas regras. Outros o chamam de "tratado em prol da paz mundial" e insistem que as nações da Terra aceitem como tal. Outros ainda dizem que o Sermão do Monte não se aplica aos dias de hoje, mas que valerá para um tempo futuro, talvez durante a tribulação ou no reino milenar. Um sermão, vários ensinamentos.


A meu ver, a chave para este sermão é Mateus 5.20: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus". O tema central desse texto é a verdadeira justiça. Os lideres religiosos possuíam uma justiça artificial e exterior com base apenas na Lei. A justiça que Jesus descreve, porém, é verdadeira e essencial, começa no interior, no coração. Os fariseus preocupavam-se com os mínimos detalhes da conduta, mas deixavam de cuidar do mais importante, o caráter.


A conduta é decorrente do caráter.

Quaisquer que sejam as possíveis aplicações do Sermão do Monte para os problemas mundiais ou acontecimentos futuros, sem dúvida se aplica de maneira bem definida a nós hoje. Jesus transmitiu essa mensagem aos cristãos como indivíduos, não ao mundo incrédulo em geral. 

O Sermão do Monte são repedidos para igreja hoje nas epístolas do Novo Testamento. A principio Jesus disse estas palavras para seus discípulos (Mt.5.1), e mais tarde eles as compartilharam conosco. 


Gostou? Faça um comentário e avalie este poste!


E-book - Características de um Homem de Deus
Comprar

E-book - Confirmações de uma Vida Eterna
Comprar

Clique na imagem é faça o Estudo sobre os

4 Cavaleiros do Apocalipse



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • alt.text.label.Instagram
bottom of page