Amando o não amável!
- Rodrigo Guerra

- 19 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2024
Salmos 3.7
Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus
inimigos e aos ímpios quebras os dentes.
Creio que o ensino Bíblico de hoje é um dos mais difíceis de colocarmos em prática. Se alguém pode ser considerado nosso inimigo, é porque nos prejudica de alguma forma, e isso não gera amor por esta pessoa, e sim revolta, indignação e até ódio.
Mas aí Jesus nos manda amar e, não só isso, orar por estas pessoas que nos causam tantos sentimentos ruins. Como fazer isso? O próprio Jesus mostrou que é possível, ao amar e morrer no lugar de quem era inimigo de Deus (veja Rm 5.10 e Cl 1.21)!
Reconhecendo seu exemplo, como não se humilhar diante da sabedoria divina e obedecer até mesmo a esta ordem? Qualquer pessoa pode ser amada - até mesmo as menos amáveis. Já pensou que você também pode ser o inimigo de alguém? O fato é que todos somos difíceis e, de uma forma ou outra, intencionalmente ou não, podemos prejudicar alguém.
O texto de hoje também me faz pensar que a oração é uma forma de demonstrar amor. Algumas pessoas que me trouxeram grande sofrimento não viviam com Deus, então passei a orar para que conhecessem a Cristo. Não porque sendo cristãs talvez mudassem
sua atitude comigo, mas por ser o melhor que poderia desejar a elas! Este é um dos resultados de orarmos por alguém: nós nos tornamos mais compassivos.
O mal que a pessoa pratica um dia trará consequências ruins para ela mesma: se não reconhecer o senhorio de Deus, elas serão eternas! E, sinceramente, não deveríamos desejar isso "nem para o nosso pior inimigo"! Então, se alguém prejudica você de alguma forma, em vez de desejar vingança como o salmista, opte por obedecer a Deus.
Você verá que a oração vai até lhe trazer calma, tirando qualquer sentimento ruim em relação àquela pessoa. Talvez o Senhor demonstre sua justiça a ela, ou talvez sua misericórdia. Com a segunda opção, todos ganham!
Se Deus me ama, posso amar meu próximo - seja inimigo ou não!
Gostou deste texto?
Compartilhe com sua família e amigos.









Comentários