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A Restauração de Pedro

João 21:15-17 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.

Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.


O texto de João 21:15-17 apresenta um dos episódios mais ricos e emocionantes do Novo Testamento: o diálogo entre Jesus e Pedro após a ressurreição. Este encontro não é apenas uma simples conversa; é um ato de restauração, um reajuste de propósito e um lembrete do verdadeiro significado do discipulado. A Restauração de Pedro.


Estudo Exegético


O cerne do texto está no uso de duas palavras gregas para "amor" e duas para "apascentar/cuidar". A exegese, que é o estudo cuidadoso do texto em sua língua original, nos ajuda a desvendar as camadas de significado.

  1. O Triplo Diálogo (v. 15): Jesus pergunta a Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" A palavra grega usada aqui é agapao (ἀγαπᾷς), que denota um amor incondicional, altruísta e divino. Pedro responde: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." A palavra que ele usa é phileo (φιλῶ), que se refere a um amor de amizade, afeição e carinho fraterno. Jesus, então, lhe diz: "Apascenta os meus cordeiros." A palavra grega é bosko (βοˊσκε), que significa alimentar, nutrir.

  2. A Segunda Pergunta (v. 16): Jesus repete a pergunta, mas com uma nuance. Ele ainda usa agapao (ἀγαπᾷς), pedindo o mesmo amor sacrificial. Pedro novamente responde com phileo (φιλῶ). A resposta de Jesus, desta vez, é "Pastoreia as minhas ovelhas." A palavra grega é poimaino (ποιˊμαινε), que tem um significado mais amplo do que bosko. Implica em guiar, proteger, cuidar e governar, como um pastor faz com seu rebanho.

  3. A Terceira Pergunta (v. 17): Na terceira e última pergunta, Jesus muda. Ele pergunta: "Simão, filho de João, tu me amas?". Desta vez, ele usa a mesma palavra que Pedro vinha usando: phileo (φιλεῖς). A Bíblia nos diz que Pedro "entristeceu-se" porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez. Ele não se entristeceu por ser questionado sobre seu amor, mas provavelmente por Jesus ter descido ao seu nível, como se dissesse: "Você não consegue me dar o agape, mas você tem um phileo?". A resposta de Pedro é um clamor de rendição: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo (phileo)." Jesus então lhe diz novamente: "Apascenta os meus cordeiros" (bosko).


Estudo Teológico


Teologicamente, este texto é um rico estudo sobre graça, restauração e liderança.

  • A Graça de Deus: Jesus não condena Pedro por sua negação anterior (três vezes, assim como a pergunta tripla). Em vez disso, Ele oferece uma chance de restauração. Jesus não exige um amor perfeito (agape) que Pedro ainda não podia dar. Ele aceita o amor de amizade (phileo) de Pedro, mostrando que a salvação e o serviço não dependem da nossa perfeição, mas da graça de Deus que nos capacita.

  • Liderança e Serviço: As ordens de Jesus, "Apascenta os meus cordeiros" e "Pastoreia as minhas ovelhas", não são apenas um convite, mas uma comissão. A liderança na comunidade cristã não é uma posição de poder ou status, mas uma de serviço humilde. O líder cristão deve ser, acima de tudo, um cuidador do rebanho de Cristo.

  • A Restauração Pessoal: A tristeza de Pedro na terceira pergunta não é um sinal de desespero, mas de profunda humildade e reconhecimento de sua limitação. Ele entende que não pode cumprir as exigências de Cristo com suas próprias forças, mas se rende à onisciência de Jesus ("Tu sabes tudo"). Sua restauração não está em provar seu amor, mas em aceitá-lo e, a partir de então, viver para ele.


Conclusão


João 21:15-17 é um lembrete poderoso de que a fé não é sobre perfeição, mas sobre a graça redentora de Cristo. O encontro de Jesus e Pedro é um modelo para a nossa própria jornada: não importa quantas vezes tenhamos falhado, Jesus nos chama para voltar, nos restaura com graça e nos comissiona para servir. O amor de Cristo é o fundamento de todo serviço cristão, e mesmo o nosso amor imperfeito, quando oferecido com humildade, é suficiente para sermos usados por Ele para apascentar o seu rebanho.

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