A importância de um Contexto
- Rodrigo Guerra

- 25 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2024
Um texto sem contexto bem aplicado pode virar um pretexto para uma interpretação errônea e perigosa, podendo colocar a Bíblia em contradição com ela mesma, e sabemos que a Bíblia nunca entra em discordância com ela mesma.
Sabendo disso vamos colocar em prova a questão do texto de Atos 9.7 - Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
Neste texto o escritor de Atos diz que os companheiro de Paulo no momento em que ele tem seu encontro com Jesus, "ouviram a voz", porém não viram ninguém.
Em Atos 22.9 - Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.
Usando estes dois texto no mesmo livro, alguns dizem que os textos Bíblicos estão em contradição. Atos 9.7 diz que "ouviram a voz", e Atos 22.9 que os mesmos homens "não perceberam o sentido da voz". Bom se eles não perceberam o sentido da voz, isso indica que ouviram, porém não entenderam.
Mas quando continuamos a leitura de Atos, nos deparamos com outro texto sendo este o contexto final para encontrarmos a resposta correta e finalizar a discussão que diz sobre uma possível contradição dos textos Bíblicos.
Atos 26.13 e 14 - Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo.
E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
Podemos identificar que um texto complementa o outro e assim chegar a conclusão de que mais uma vez a Bíblia se explica à ela mesma.
Gostou do texto?
Compartilhe com sua família e amigos!









Comentários